" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Pedra de Roseta

Napoleão Bonaparte em campanha no Egito

Napoleão, em suas expedições de guerra e conquista, não levava somente soldados e armas. Faziam parte do expediente artistas e soldados. Talvez essa seja a principal razão pra que a Campanha do egito não tenha sido para o general francês uma total derrota. no verão de 1799, seus soldados acharam, perto da cidade egípcia de Roseta, um fragmento de basalto negro contendo textos. A Pedra de Roseta, como ficou conhecida, aparentava conter uma mesma mensagem em três escritas: em grego, em hieróglifos e em caracteres demóticos (escrita egípcia simplificada). Se decifrada, o enigma que era a civilização egípcia antiga poderia ser solucionado.
A Pedra de Roseta
Apenas em 1822, o francês Jean-François Champollion interpretou os hieróglifos e descobriu que eles mesclavam significados fonéticos e simbólicos, que se liam em diversas direções, e que podiam ter mais de um sentido. Com base em sua decifração, todos os hieróglifos puderam ser traduzidos, mostrando-nos que os egípcios tinham um sistema de governo organizado, além de profundos conhecimentos em medicina, astronomia, geometria, sabendo utilizar um sistema eficaz de pesos e medidas.
De qualquer forma, o Museu do Louvre até hoje está repleto de artefatos pilhados nas diversas campanhas de guerra que a França fez durante sua história.  A maior parte graças a Bonaparte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails