" História, o melhor alimento para quem tem fome de conhecimento" PPDias

quinta-feira, 3 de março de 2011

Pesquisadores encontram ruínas históricas durante escavação no RJ


Durante as obras de revitalização foram encontradas camadas de pedras que podem ter sido um cais - onde atracavam navios com escravos da África. Também foram encontrados objetos que pertenceram aos escravos.


 A Baía de Guanabara já teve mais espaço, na época do Brasil-Império. Mas, no século XX, o Rio de Janeiro cresceu sobre as águas, sobre aterros.
Agora, as obras de revitalização da zona portuária, para as Olimpíadas de 2016, revelaram uma cidade em camadas.
Todo o trabalho vem sendo acompanhado por arqueólogos e historiadores. Cada pá de terra que sai, desvenda mais um degrau da nossa história.
Um cais foi construído em 1843 para a chegada da imperatriz Tereza Cristina, que veio para o Brasil se casar com Dom Pedro II.
O cais da imperatriz já estava nos mapas. Os arqueólogos sabiam o que iriam encontrar no local. Mas eles queriam ir além, voltar alguns anos na história. Trazer de volta a memória que andava esquecida.
Os pesquisadores acreditam que o piso de pedras irregulares e coberto por outras camadas de calçamento seja o cais do Valongo. Em um determinado ponto, os navios negreiros chegavam com escravos da África.

No meio das ruínas, foram encontrados vários objetos. A cultura negra está exposta na religiosidade dos búzios e nas contas que as mulheres usavam em colares. Segundo os arqueólogos, um cachimbo de argila é da primeira metade do século XIX, feito à mão pelos escravos.
As peças mostram um pouco do cotidiano do Rio quase dois séculos atrás. Louças inglesas, instrumentos de navegação, artigos de costura. Época em que brinquedo de criança era um mini-canhão.
“Juntar peças de um quebra-cabeça e compor uma história maior. É uma história, em migalhas, que a gente procura juntar e fazer disso uma coisa maior. A cidade vive o seu presente, tem que olhar para seu futuro, mas não pode esquecer o seu passado”, explica a professora de Antropologia do Museu Nacional, Tânia Andrade de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts with Thumbnails